publicidade

Safadíneo! Cachorro faz ‘cara de dó’ de propósito, confirma estudo

A expressão fofínea é herança dos lobos selvagens.

Rui Davi - Publicado: 16/03/2017 10:51 | Atualizado: 16/03/2017 10:54
2.109
Clique no "joinha" para bombar este post!
2102
0
0
publicidade

Se tem uma coisa que derrete o coração mais gelado do mundo, é aquele conjunto de olhos esbugalhados, orelhas abaixadas e sobrancelhas levantadas, a conhecida “carinha de dó” que todo cachorro faz.

Segundo a ciência, os cães fazem essa cara fofa propositalmente, apenas para te conquistar (ou tentar amenizar uma bronca depois de ter revirado todo o lixo do banheiro).

Rappi, http://blog.rappi.com/2016/10/12/tips-para-entrenar-tu-perro/Rappi

Isso é o que afirma um estudo realizado pela Universidade de Portsmouthem parceria com a Waltham Center for Pet Nutrition, publicado na Plous One Journal.

De acordo com os pesquisadores, inicialmente os cães faziam essa expressão para serem escolhidos pelos futuros tutores.

publicidade

O estudo revela que os seres humanos associam sobrancelhas levantadas à tristeza. Assim, ao escolher animais com essa expressão, os humanos estariam sensibilizados com a tristeza percebida no cão.

Acredite, o cãozinho já sacou isso e vem usando a tática a seu favor.

Mapeando os olhos brilhantes

Pinterest, https://br.pinterest.com/hammockguy/designer-dog-houses/Pinterest

– Raça Mastiff

Os cientistas utilizaram uma nova ferramenta chamada DogFACS, que analisa as expressões faciais dos cães.

A pesquisa foi realizada com cães das raças Staffordshire Bull Terriers e Mastiff, entre sete meses e oito anos de idade, todos disponíveis para adoção.

Através desse processo foi possível mapear os movimentos musculares de 27 cães que estavam em abrigos. No momento em que uma pessoa os encarava – um possível tutor, na cabecinha deles – lá estava a “cara de dó”, pronta para derreter corações desavisados.

 

A evolução da fofura

Para os pesquisadores, os movimentos faciais dos cães evoluíram a fim de se adequar à preferência humana por rostos infantis. De acordo com a pesquisa, tais expressões faciais exerceram um papel fundamental na domesticação dos cães.

Segundo a principal autora do estudo, Dra. Bridget Waller, especialista na evolução da comunicação social na Universidade de Portsmouth, essa característica dos cães pode ter sido herdada de lobos selvagens.

“Os resultados desta pesquisa sugerem que os lobos que produziram expressões faciais infantis podem ter sido mais tolerados pelos seres humanos e, assim, cães modernos herdaram essas características.” – explica a especialista ao site Daily Mail.

For Wallpaper, http://pt.forwallpaper.com/wallpaper/sad-wolf-310672.htmlFor Wallpaper

– Lobo selvagem

Lobos carentes

A especialista em cognição de cães e co-autora do estudo, Juliane Kaminski, revelou também à publicação que pouco se sabe sobre a domesticação precoce dos lobos, mas é provável que tenha sido um complexo processo evolutivo.

Segundo Kaminski, os cães se distanciam do comportamento e traços físicos dos lobos, se parecendo, em muitos aspectos, mais com filhotes do que com lobos adultos. Mesmo que a cara de dó não determine que tais animais sejam melhores do que os que não a fazem, é uma característica vantajosa.

“A pesquisa contribui para construir uma imagem mais clara da evolução do vínculo entre humanos e cães.”, revela a Dr. Sandra McCune, líder científica da interação homem-animal em Waltham, ao site Daily Mail.

Agora você já sabe, se o cãozinho te olhar daquele jeito irresistível, pode ser apenas mais um golpe da malícia canina… E a gente morre de amores e ainda grita “vai ter golpe, sim!”.

Unono, http://articles.unono.net/10-cosas-que-ocurren-cuando-un-libro-consigue-enamorarte/Unono

Fonte(s): UoP News, Daily Mail, Plos One, Tudo sobre Cachorros


Destaques do Alô, Alô? Testando!

2.109
Clique no "joinha" para bombar este post!
2102
0
0
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade