publicidade

Acabou o gás? Veja como fazer um Aquecedor de Água caseiro (“rabo quente”)

Gambiarra para não precisar tomar banho frio.

Redação - Almanaque SOS - Publicado: 08/03/2018 15:58 | Atualizado: 08/03/2018 16:05
19
Clique no "joinha" para bombar este post!
19
0
0
publicidade

Há algum tempo compartilhamos com vocês uma gambiarra curiosa para fazer miojo mesmo quando acabar o gás, usando a água quente do chuveiro.

Mas e se o chuveiro também for a gás? Dormimos com fome e sem banho quente? Nada disso, o “rabo quente” pode te ajudar. Calma, não estamos falando dos sábados à noite.

Também conhecido como aquecedor ou ebulidor, rabo quente é um equipamento doméstico bastante antigo. Com a extremidade feita de metal, quando aquecida pela corrente elétrica consegue esquentar a água em alguns minutos. O produto é bastante popular e pode ser encontrado com facilidade na rede.

IMC, http://www.imcltda.com.br/produto.php?codigo=8IMC

– Modelos de ebulidores (vulgo ‘rabo quente’) mais populares no mercado.

Na publicação da gambiarra do miojo que fizemos na nossa página do Facebook, alguns leitores compartilharam conosco uma outra gambiarra ainda mais interessante para aqueles que não possuem estão dispostos (e necessitados) à fazer uma versão caseira do ebulidor, usando apenas um fio, plugue de tomada e a resistência do chuveiro.

publicidade

Então descobrimos a melhor forma de fazer um desses em casa e quais os perigos que esse tipo de gambiarra pode nos expor. A dica que vamos debulhar é do youtuber Edson Monteiro Loiola que publicou um vídeo ensinando o paranauê. Se liga!

Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • 1 Plugue de Tomada Macho
  • 1 Pedaço de Cabo de Energia Flexível (acima de 2,5 mm)
  • 1 Resistência de Chuveiro (110v ou 220v – depende da tomada)

Como Fazer:

Desencape as duas extremidades do cabo. Uma das pontas que terá dois fiozinhos, você liga cada um deles nos dois conectores do plugue da tomada.

Normalmente, alguns fios podem não aguentar a potência da resistência e acabam derretendo. Por isso, escolha sempre um cabo superior a 2,5 mm, pois ele aguentará melhor a eletricidade. Os de 4,0 mm são os mais recomendados.

Edson Monteiro Loiola - Youtube, https://www.youtube.com/watch?v=IhCVWdcmr5UEdson Monteiro Loiola - Youtube

Faça o mesmo na outra ponta, mas agora conectando os dois fiozinhos, cada um em um dos conectores da resistência.

Se sua resistência possuir três conectores, ligue o cabinho apenas nos conectores das extremidades. O do centro, você pode deixar sem ligar.

Edson Monteiro Loiola - Youtube, https://www.youtube.com/watch?v=IhCVWdcmr5U

SEM LEGENDA

Coloque a resistência já ligada ao fio dentro da água e conecte o plugue à tomada.

Importante: Não esqueça de colocar a resistência na água antes de ligá-la na tomada. Se não seguir esse passo, assim que a corrente elétrica começar a esquentar a resistência, em poucos segundos ela atingirá uma temperatura extrema, capaz de derreter a peça e causar até incêndio.

Edson Monteiro Loiola - Youtube, https://www.youtube.com/watch?v=IhCVWdcmr5UEdson Monteiro Loiola - Youtube

A resistência funcionará da mesma forma que funciona no chuveiro, usando a eletricidade para se aquecer e consequentemente aquecer a água desse reservatório. Dentro de alguns minutos você já poderá observar o vapor da água quente subindo – depende da quantidade de água, a resistência ligada em tomada 110 volts, levou 15 a 20 minutos para aquecer esse balde.

IMPORTANTE!

Embora pareça super perigoso, essa gambiarra não passa corrente elétrica na água. No próprio vídeo Edson coloca a mãos dentro do balde, com a resistência ligada e nada acontece.

De acordo com o Centro de Referência para o Estudo de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a resistência estabelece uma corrente elétrica maior em seu próprio “corpo” do que com a água, que embora seja uma condutora de eletricidade, neste caso resiste.

Mas por se tratar no manuseio com eletricidade, todo cuidado é pouco. É imprescindível que faça o projeto usando algum calçado de borracha para isolar uma descarga elétrica. E caso você use um recipiente ou balde de metal ou jogue sal na água, nada do que foi dito anteriormente pode ter valia. Então, cuidado!

Um leitor do SOS ainda sugeriu substituir a resistência por qualquer outro objeto de metal, como um garfo ou até lâminas de barbear, como podemos ver neste vídeo aqui, mas por questões de segurança, essas alternativas não são indicadas.

De qualquer forma, essa é uma alternativa para casos extremos. Caso não manje nadinha de eletricidade e esteja receoso em fazer, sugerimos que não faça esse passo a passo e aposte no miojo de chuveiro mesmo.

Veja abaixo o vídeo completo:

Fonte(s): Edson Monteiro Loiola - Youtube, CREF, O Gambiarreiro
19
Clique no "joinha" para bombar este post!
19
0
0
Consciência, Autonomia e Evolução. Acompanhe o SOS também pelo Facebook e Instagram .
publicidade
publicidade
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade