publicidade

30 erros comuns na culinária – Como evitar

Dicas preciosas da chef e consultora Ana Maria Ruiz Tomazoni

Redação - SOS Solteiros - Publicado: 12/02/2014 11:11 | Atualizado: 12/02/2014 11:12
23
Clique no "joinha" para bombar este post!
23
0
0
publicidade

 

Funny-Pictures-Me-in-the-kitchen

O portal Terra conversou com a chef e consultora gastronômica Ana Maria Ruiz Tomazoni, que listou 30 equívocos corriqueiros no preparo do rango e ensinou como driblá-los. O post completo você encontra aqui, separamos alguns, abaixo:

 

publicidade

Fritar com azeite

O azeite deve ser aquecido em fogo moderado, não em alto. Nunca deixe fumegar o azeite, porque isso significa que chegou a uma temperatura crítica, propícia à transformação da gordura em trans e formação de substâncias, sabores e odores indesejáveis. Melhor utilizar o produto em saladas e, no máximo, para refogar.

 

Não mexer carne moída para evitar gosto alterado

Deve-se mexer a carne moída durante o seu preparo. A alteração do gosto se deve ao cozimento não-uniforme. Para evitar o problema, aqueça uma frigideira grande e de bordas levemente altas. Coloque uma colher (sopa) de óleo (ou mistura de manteiga e óleo ou de azeite e manteiga). Em seguida, acrescente dois a três dentes de alho bem picados e, então, a carne moída. Mexa com frequência. Se estiver difícil de deixar a carne solta, utilize um garfo resistente. Assim, cozinha por igual e não junta água. Depois, coloque a gosto cebola, salsa, tomate picado ou outro tempero de sua preferência.

 

Não mexer frango desfiado para evitar gosto alterado

Deve-se mexer o frango. A alteração do gosto se deve ao cozimento não-uniforme. Coloque na panela um pouco de óleo (½ colher de sopa), dois dentes de alho picados e cebola picada. Depois, acrescente o frango desfiado, mexa bem e coloque os temperos de sua preferência.

 

Virar e mexer muitas vezes o bife para fritar

O hábito prejudica as propriedades da carne e, consequentemente, seu sabor. Aqueça bem a frigideira (de preferência, antiaderente) e, se quiser, coloque um fio de óleo. Disponha o bife já temperado e deixe fritar até as bordas ao redor mudarem de cor, sem mexer. Depois, vire o bife e repita o procedimento.

 

Deixar comida esfriar para colocar na geladeira

Esse é um hábito antigo, de quando as geladeiras não estavam preparadas para dar conta de refrigerar potes ou refratários quentes. Hoje, há estudos de segurança alimentar que recomendam guardar os alimentos ainda quentes, o que diminui o risco de contaminação.

 

Lavar a carne

O erro faz com que a carne perca proteínas. Tire-a da embalagem e tempere a gosto. O cozimento matará as bactérias existentes.

 

Lavar alimentos na pia da cozinha

Até pode lavar alimento na pia da cozinha, desde que seja bem higienizada com água e sabão, além de hipoclorito de sódio. Para evitar contaminação, a dica é lavar os alimentos em escorredor, bacia ou bowl de alumínio ou vidro.

 

Evitar carne de segunda

Acém, músculo e até rabo de boi são adequadas para um cozimento mais lento e ficam melhores ainda se ensopadas. Muito saborosas, têm valor nutricional semelhante ao das carnes de primeira e o preço delas é mais baixo.

 

Colocar sobras de alimentos enlatados direto na geladeira

Para evitar contaminação, coloque as sobras em recipientes de plástico ou de vidro tampados e guarde na geladeira. Consuma em três a cinco dias.

 

Abrir pacote de salsicha ou frios e guardar direto na geladeira

O erro pode deixar os produtos ressecados e com bactérias. Envolva o que sobrou com papel filme e guarde na geladeira. Consuma em três a quatro dias.

 

Servir cebola crua sem colocar na água antes

A água ajuda a controlar o forte odor da cebola, que atrapalha o restante do cardápio, e também a deixa mais crocante. Assim que cortá-la, coloque-a em água gelada dentro da geladeira por 10 minutos.

 

Usar óleo para cozinhar macarrão

Evitar óleo deixa o macarrão menos escorregadio e com mais aderência ao molho. Na água (1 litro para cada 100 g de macarrão), coloque uma cebola sem casca com quatro a cinco cravos espetados, além do sal. Deixe ferver e cozinhe o macarrão pelo tempo indicado na embalagem.

 

Queimar chocolate ao derreter

O grande segredo para evitar o erro é ter paciência. Pique o chocolate e coloque em um recipiente. Aqueça a água até começar a levantar fervura. Coloque o recipiente com o chocolate dentro do com a água quente. Com o fogo desligado, mexa até derreter bem o chocolate.

 

Bifes ressecados

Se os bifes começarem a grudar na frigideira, coloque alguns pingos de água filtrada e vire o alimento até ficar no ponto desejado.

 

via terra.com.br
 



Destaques do Alô, Alô? Testando!

23
Clique no "joinha" para bombar este post!
23
0
0
O seu almanaque pra vida. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade