publicidade

25 Fatos curiosos (e bizarros) sobre a Cerveja para ampliar os assuntos de bar

Uma verdadeira metralhadora de cultura na mesa do boteco.

Raphael Domingos - Publicado: 02/12/2016 16:15 | Atualizado: 02/12/2016 16:17
25
Clique no "joinha" para bombar este post!
19
0
0
publicidade

Na era dos “sucos detox”, todo bom solteiro que deseja levar sua vida com plenitude sabe bem que o único refresco que não deve faltar na geladeira é o nosso querido suco de cevadis, como já dizia o eterno Mussum.

Mas, se além de apreciar uma boa cervejinha você também curte ampliar seu leque de conhecimento sobre o universo cervejeiro, pegue sua latinha, long neck ou canecão e segure a “metralhadora de cultura de bar” que vem a seguir.

sos_solteiros_25_curiosidades_cerveja_intro

O site Factslides preparou uma listinha com 25 fatos muito curiosos sobre essa loirinha gelada que a gente tanto ama e nós traduzimos para o seu deleite.

publicidade

***

1. Tsunami alcoólico

De acordo com o site britânico Historic, em 1814 Londres foi lavada por uma onda de 1.4 milhões de litros de cerveja depois que um enorme container que transportava a preciosidade se rompeu.

Historic, http://www.historic-uk.com/HistoryUK/HistoryofBritain/The-London-Beer-Flood-of-1814/Historic

 

2. Luz faz mal

Uma publicação do site Livescience afirma que a luz é o fator que estraga seu goró. Então, degustar uma cerveja geladíssima em um dia extremamente quente é uma delícia, mas corre-se o risco de a breja ficar choca em dois palitos.

Stocksnap, https://stocksnap.io/photo/5X6JFECVI9Stocksnap

 

3. Salário em cevada

No Egito Antigo, os trabalhadores braçais, que construíam as pirâmides, recebiam seus pagamentos em cerveja, revela a publicação do site Six Fifty Ml.

Sixfiftyml, http://sixfiftyml.com/in-ancient-egypt-workers-used-to-get-paid-with-beer-instead-of-having-a-salary/Sixfiftyml

 

4. Consumo a partir dos 18 anos uma ova

O jornal inglês The Telegraph publicou que na Rússia a cerveja não era considerada uma bebida alcoólica até 2013. As loucuras russas agora fazem todo o sentido.

The die Line, http://www.thedieline.com/blog/2016/10/8/jdo-refreshes-carlsbergs-baltika-3The die Line

 

5. Árvore genealógica

Segundo o portal de notícias estadunidense CNBC, cerveja e maconha são primos pois tanto as folhas de lúpulo quanto da cannabis pertencem à mesma família de plantas.

Unsplash, https://unsplash.com/photos/Bu6BSErSL_MUnsplash

 

6. Água não, cerveja sim

A Universidade da Pensilvânia publicou um artigo afirmando que na Idade Média a cerveja era mais consumida que água, já que o álcool deixava a bebida muito mais segura para consumo.

 

7. Beber cerveja faz bem

O site especializado em notícias na área da saúde Medical Daily diz que a cerveja alcançou o patamar de fator preventivo contra doenças cardíacas e reduções cognitivas. Quem disse que só o vinho é bom para a saúde?

 

8. Tem sempre alguém bebendo

A Universidade do Arizona publicou em seu site, o Arizona Daily Wildcat, que a todo momento 0,7% da população mundial mantém níveis elevados de álcool no corpo, ou seja, 50 milhões de pessoas estão bêbadas neste momento.

MavCure, https://mavcure.com/ok-drink-beer-exercise/MavCure

 

9. Fobia de copo vazio

Sabe aquele pavor repentino de deixar seu copo ficar vazio na mesa do bar? Então, de acordo com o site Man’s World India, isso não é maluquice e, sim, cenosilicafobia.

My Slight Obsession, https://myslightobsession.com/2014/04/15/craft-beers-explosive-future/My Slight Obsession

 

10. Uma bebida para todos

Até a década de 1970, a Table Beer (cerveja com baixo teor alcóolico) estava presente no cardápio de bebidas das refeições escolares belgas, segundo o blog Spotahome.

Sigmalive, http://www.sigmalive.com/simerini/news/365295/kapnizoun-kai-pinoun-oi-mathitesSigmalive

 

11. Ressaca monstra

O jornal australiano The Daily Telegraph afirma que a maior ressaca da história durou cerca de quatro semanas depois que um escocês entornou sessenta canecas de breja goela abaixo.

 

12. A breja mais alcoólica do mundo

De acordo com o site britânico Daily Record, a cerveja mais forte do mundo possui 67,5% de álcool em sua composição e é da cervejaria Brewmeister. Mas o site BeerTutor tem uma outra encabeçando sua lista das cervejas mais fortes. Ela é da cervejaria (já fechada) Brouwerij het Koelschip e possui 70% de álcool.

Daily Record, http://www.dailyrecord.co.uk/news/scottish-news/scots-pals-who-brewed-worlds-2485696Daily Record

 

13. Insetos beberrões

Conforme uma publicação do site Mental Floss, lesmas também amam bebericar um pouco do famoso suco de trigo, ou seja, não é só você e seus amigos que veneram o milenar líquido dourado.

Mentalfloss, http://mentalfloss.com/article/59190/why-do-slugs-love-beerMentalfloss

 

14. Carregue sua mulher e ganhe cerveja

O site Fest 300, que compartilha notícias sobre festivais ao redor do mundo, diz que na Finlândia há o “campeonato mundial de carregamento de esposas”. O prêmio para o peso da esposa carregada é convertido em litros de cerveja.  

Alguém aí cogitou um casamento depois de saber disso?

Fast300, https://www.fest300.com/festivals/wife-carrying-world-championshipFast300

 

15. Feita de Banana?

O site Banana Investments LTD, com operações na Tanzânia (África), produz a cerveja Raha, que é feita a partir de bananas.

Banana, http://www.banana.co.tz/project/raha-2/Banana

 

16. Templo de garrafas

Segundo o site Tree Hugger, o templo tailandês Wat Pa Maha Chedi Kaew foi construído utilizando apenas 1 milhão de garrafas de Heineken e cervejas locais.

Sobify, http://sobify.com/strange-places-wat-pa-maha-chedi-kaew/Sobify

 

17. Cerveja irlandesa que irlandês não bebe

Segundo uma publicação do jornal britânico The Guardian, a cerveja Guinness é muito mais consumida na Nigéria do que na Irlanda.

Guiness, https://www.guinness.com/en-us/our-beers/guinness-draught/Guiness

 

18. Cerveja como moeda nacional

O site inglês History publicou uma matéria afirmando que no período dos faraós a cerveja era a moeda nacional.

Ancientart, http://www.ancientartpodcast.org/blog/51/#more-365Ancientart

 

19. Limpe a rua e ganhe cerveja

Amsterdã dá cerveja e cigarro para os dependentes de álcool que limpam as ruas. São 5 latas de cerveja mais o valor de 10 euros em cigarros por dia trabalhado, segundo o jornal sul-africano Times Live.

New York Times, http://www.nytimes.com/2013/12/05/world/europe/amsterdam-has-a-deal-for-alcoholics-work-paid-in-beer.htmlNew York Times

 

20. Cervejas políticas

As festas políticas argentinas possuem suas próprias marcas de cervejas, de acordo com uma publicação do site The Big Story.

Business insider, http://www.businessinsider.in/finance/15-crazy-things-that-only-happen-in-argentina/Political-parties-have-their-own-beers-/slideshow/24163384.cmsBusiness insider

 

21. Negociação com cerveja

Em 1985, o The New York Times fez uma publicação sobre o primeiro caso norueguês de sequestro aéreo, ocorrido no mesmo ano, no qual foi resolvido depois que o sequestrador desistiu do feito em troca de cerveja.

ThorNews, https://thornews.com/2015/06/24/hijacker-exchanged-weapon-against-cold-beer/ThorNews

 

22. Um Nobel e cerveja na torneira

Segundo a Forbes, quando o cientista Niels Bohr ganhou o prêmio Nobel em 1922, a cervejaria Carlsberg deu uma casa para ele. Lá havia um tubo que conectava a residência com a cervejaria. Assim, Bohr podia pegar cerveja da torneira sempre que quisesse.

Jornal Momento Químico, https://jornalmomentoquimico.wordpress.com/2016/08/22/curiosidades-da-cerveja/Jornal Momento Químico

 

23. Presidente cervejeiro

O primeiro presidente estadunidense, George Washington, tinha sua própria cervejaria que ficava nos campos do estado de Mount Vernon. Ainda em 2016 sua cerveja favorita foi recriada pela Blue Point Brewing com base em uma receita de 260 anos compilada pelo próprio presidente, revelou o The Wall Street Journal.

Crosscut, http://crosscut.com/2016/09/george-washington-slaveowners-renaming-state-san-francisco-university-of-oregon/Crosscut

 

24. Arquitetura sustentável

No ano de 1963, Alfred “Freddy” Heineken criou a WOBO (World Bottle) – traduzido livremente como garrafa mundial – para ser usada, após o consumo da cerveja, na construção de moradias sustentáveis em países com baixíssimos recursos financeiros, de acordo com um post do site Adweek.

Mary's Ramblins, http://marysramblins.blogspot.com.br/2013/05/a-man-ahead-of-his-time-freddy-heineken.htmlMary's Ramblins

 

25. Relíquia do mundo

Conforme uma publicação do site Livescience, a receita de cerveja mais antiga do mundo vem dos sumérios e possui 3.000 aninhos de idade.

Livescience, http://www.livescience.com/17996-sumerian-beer-alcohol-free.htmlLivescience

Fonte(s): 9Gag, Factslides


Destaques do Alô, Alô? Testando!

25
Clique no "joinha" para bombar este post!
19
0
0
Acredita que o processo de autoconhecimento é o melhor trampolim para encontrar propósito de vida, o que gera significado para toda uma existência, incluindo o aperfeiçoamento de performance profissional. Também crê no poder do colaborativismo e no sistema de conhecimento compartilhado.
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade